sábado, 28 de junho de 2008

GOOD DROPS GALERA


As temperaturas continuam a oscilarem prá baixo no planeta sul, trazendo algumas frentes frias e muito vento na costa gaúcha e catarinense. O surf continua a ser praticado pelos ferozes, corajosos homens do mar, que não podem ficar em suas casas, descançando das labutas. O surf realmente é um vírus. Isso já foi falado e cantado em prosa e verso. Enquanto isso uma galera irada do skt se divide entre a pista da Swell (Viamão) e a pista do IAPI (Porto Alegre). Isso sem contar com os alucinados que em dias de mar ruim, procuram ladeiras e estradas nas serras, para droparem em suas máquinas (skates) down hill a mais de 90 km/hr. É isso, prá galera que não fica fora dágua, boas ondas e para a galera do asfalto, bons drops e boas manobras. Agora vá ver a vida e fique c/Deus. ALOHA

quinta-feira, 26 de junho de 2008

REGISTROS E REGISTROS


Essa fica prá registro aqui neste espaço democrático e modernista. Sim, porque nem todo surfista ou skatista é mal informado e alienado, como queiram muitos por aí e comentam. Dia 18 de junho passado foi comemorado 100 ANOS DE IMIGRAÇÃO JAPONESA NO BRASIL e os eventos sobre a parada continuam a rolar. Bravos para o Príncipe... que com sua simpatia nissei, deixa qualquer chefe de estado, no chão. Prá sua informação prezado, atualmente são cerca de 1,5 milhão de nisseis (descendentes que nascem fora do Japão) vivendo no Brasil. Sendo aqui no terra Brasillis, a maior comunidade nipônica, fora do continente asiático. É mole ou quer duro no!
MOSTRA BELEZA IMPERFEITA
Trata-se de um ciclo de filmes underground (produção cinematográfica alternativa) que flui até o dia 13 próximo na capital do RS. O local é na Usina do Gasômetro, sala P.E.Gastal e di grátis também. São 15 titulos de confronto a sociedade tradicional e aos bons costumes estipulados e artigados. No programa, vídeos, exposição de arte e palestras. Mostrando no cinema underground, os movimentos das minorias, da arte marginal e da cultura jovem. Você que se liga tem no menu; PARANOID PARK do diretor, Gus Van Sant, que mostra pela sua ótica o universo da galera skatista. Ele; Gus, vem também com KEN PARK, um filme, de jovens californianos que usa o sexo como válvula de escape. Tem também como molho, HYPE, produção de 96 de Doug Pray, Que mostra a cena Grunge em Seatle, nua e crua. Com papos de Eddie Vedder e Kurt Cobain, além de cenas históricas de bandas como The Melvins e Mudhoney. Outra produção louca é Polyester de 81 com o traveco, Divine, já falecido. Uma comédia maluca e ácida. Outro interessante é SWEET MOVIE, de Duson Makavejev, que conta com sexo e anarquia em Amsterdã. Participação da Mis Mundo, mais um intelectual do açúcar e uma comunidade muito louca de lá. Imagine as cenas. É isso.

AGORA UM MINUTO DE SILÊNCIO
Pelo falecimento da antropóloga, Ruth Cardoso, ocorrida nesta quarta 25. Nosso respeito e condolências a família. Ruth, realizou big trabalhos pela mulher e povo brasileiro.

MUSEU IBERÊ CAMARGO
A fundação que abriu na capital do RS, num prédio de arquitetura moderna e possuiu um acervo de 216 pinturas a óleo, 329 gravuras e mais 4 mil desenhos, colocou seu bloco na rua. Abriu em alto estilo e sua mostra inaugural tem 89 óleos. As séries; Os Carretéis, Os Ciclistas e As Idiotas, estão todas representadas no big white local. Prestigie. Vá ao Museu, pinte no Santander Cultural, dê um role na Usina, enfim faça como o instrutor paulista de snowboard, Marco Olm, que na São Paulo Fashion Week, levou seu long e deslizou de um lado ao outro free. Foto Elle.

quarta-feira, 25 de junho de 2008

BUXIXOS E BUXIXOS + ART PURA


Uma mega-exposição sobre street art, rola na capital do RS, apartir de hoje. Os papos e visuais e performances de ação se unem e se juntam no Santander Cultural, uma big construção muito da antiga, no centro da cidade. Assim como São Paulo e Europa, aqui no sul, começam a despontar artistas que tem sua origem no grafite de rua. Mas o que desponta mesmo na Transfer, - esse é o nome da expo- são os visuais de quatro distintos estilos. Mauditos; seleção de quadrinhos, fanzines e cartazes dos anos 80. Na Street Fine Art, rolam pinturas e desenhos das streets. A Beautiful Losers, tem seleção internacional de 27 artistas da gringa. E a Intervencionistas, mostra fotos de grafites e de skate em ação. Junto a tudo isso uma smal skate park, dentro do prédio com um visual chocante. A ida até o local já vale, pelo trampo de nossos brasucas, pelo estilo da galera e pelo modernismo que Lucio Ribeiro, o pexão, um dos curadores, batalhou. Claro junto com Fabio Zimbres, artista, designer da pesada e sua equipe. Tudo isso di grátis. Prestigie.
DIA DO SKATE
Rolou e foi politicamente correto sem tretas e sem neuras. O Go Skateboarding Day, pintou no meio do frio de sábado passado, dia 21. Reuniu alguns aficcionados e muito nego amarradão em dar role com seu carrinho. Iniciaram a função na Usina do Gasômetro, no centro da capital do RS e terminaram no Parque do Marinha, na pista de snake. Reuniram numa tarde só, longboarders e streeteiros, prometendo mais agito para 009.
BUSINESS SKT
Uma empresa de Estância Velha,RS, que produz para a Freeday, Libra e a californiana, Circa, agora conta com a Drop Dead Shoes em seu menu. É isso. Sapatinhos dos malacos com tecnologia gaúcha!!!Procure saber.
A fachada da foto é arte pura.

sexta-feira, 20 de junho de 2008

SALADA GERAL DA SEMANA


SALVE, SALVE GALERA
Muita novidade bombando de além mar. Aqui nestas linha manobras, espetaculares e fantásticas, tal a direção e movimento das noticias chegadas

SURF MUNDIAL WCT
A cobra começou a fumar lá do outro lado do Pacifico. A new generation aussie, mostra a que veio. Mas não nos impressionemos, a garra, perseverança e raça dos tupiniquins vai brilhar. Fique plugado, aqui a esperança é a última que morre. OK

THE SURF SHOPS IN ACTION
Uma seletiva de lojas na capital, litoral e interior, andam mandando boas promoções para seus clientes em geral. Podemos fazer uma boa lista aqui neste espaço, para você não ficar fora dágua. Mas faça assim procure, pechinche e meta a cara.

DORNELLES - FIGURAS EM DESTAQUE
Rodrigo Pedra, passou uma pequena temporada, treinando, meditando e visitando os brothers no quintal de sua casa, o north shore gaúcho. Agora ele rema nas águas da Bahia e após no Guarujá, SP, onde participa dos WQS. Pedra, educadamente falou que apartir de Jefrreys Bay, a cobra vai fumar prá valer, na pesca por pontos ao WCT. Bem treinado e no rip compettitivo, fechado com a Planeta Surf, Xanadú, Free Surf Wetsuits e Fox, Rodrigo segue seu caminho oceânico.

MEGAMOSTRA NA CAPITAL – SKT GRAFITE ETC...
Rola. Vai rolar pelos meados do final deste mês na capital do RS, uma interessante e gigante amostra de telas, grafitis e até uma pequena pista para os malocas do skate, trincarem no local. O Santander Cultural, no centro da cidade vai abrigar trabalhos de alguns norte-americanos conhecidos nas artes e grafittis do mundo. O paulista, Nunca, está realizando um big painel na expo, do curador americano, Christian Strike. Ele é um dos artistas que nos anos 90, difundiu pelo mundo a arte de Rua. No Santander, você verá trabalhos de; Steve Powers, Andy Jenkins, Terry Richardson, o forografo, Cynthia Connoly, e os cineastas, Larry Clark e Harmony Korine. A Expo Transfer; esse é o nome, tem na coordenação, o jornalista gaúcho, Lucas Ribeiro, conhecido pelo seu trabalho com a Galeria Adesivo na capital.

A DANÇA
A procura por novas direções dentro do surf e para se manter no surf competitivo, deixa os atletas, por vezes em maus lençóis. Mas quando brilha uma marca no deck de sua prancha, os horizontes se renovam. No momento, brilhou para Lucinho Lima, a Hot Side, marca nordestina. Aqui pelos lados do sul, Daison Pereira, confirmou com os óculos da Nicoboco, que já tem no team, Marcel De Rose.

SURF CULTURE – BLOGS
Tamos ai tomando ciência que na rede da Net, eles vão ditar o ritmo no futuro. Vai ser por meio de sua linguagem, aberta e moderna que as novidades vão fluir, sem filtro nenhum. Aqui neste espaço democrático damos algumas boas dicas. Maurio Borges, blogspot.com, goiabada, generacion Y, havana city, tracks, wavetoon, entre outros mais.

THE END
Bem o filme acaba aqui neste parágrafo, mas logo rola mais, continue investindo no click e volte logo mais. Abraço forte e saudações salgadas. Fique com Deus.ALOHA

segunda-feira, 16 de junho de 2008

WQS E AS FERAS DO TOUR


Nada de puxar sua brasa para a brasucada, me pedia um conhecido amigo, quando iniciei este texto. Isso são nuances naturais, quando escrevemos artigos relacionados a competições internacionais.
Mas dizer e aprovar, como diz meu brother da Goaiabada, certos surfizinhos arroz com feijão, simplesmente pelo passado de seus genitores, vai te catar.
Comentemos sobre a etapa do WQS nas Maldivas. Uma legião de hawaiianos, invadiu as oitavas-de-finais, fazendo frente aos aussies e demais pernadores do tour, deixando eles prá tráx, subindo para as quartas e com sua supremacia, pegando quase todos lugares nas semi e decidindo o caneco e o vice, entre eles. Índios de pele morena e cara de chinês rasgado.
A parada comandada pelo veterano de guerra, ou melhor de encrencas aquáticas; Sunny Garcia, iniciou nas oitavas, levando nomes da nova geração das ilhas, para as primeiras colocações. Os Dustins; Barca e Cuizon, mais, Joel Centeio, Kekoa Bacalso e o mister, Makua Rothman, que nunca foi um competidor tecnicamente afiado e sim selvagem e abusado. As baterias das semi foi um tirateima cool entre parceiros. Porque as somas iniciavam com 13 alguma coisa e terminavam no máximo 15 alguma coisa. É mole.
Em meio a tudo isto, um brasuca, carioca das quebradas oceânicas e conhecedor das falcatruas judiciais do surf, avançou até as semi, fazendo seu espetacular aérosurf, chegar até ao pódiun. Léo Neves, o representante tupiniquim, acabou fazendo a maior soma do evento, na sexta-feira passada com 18.93 de 20 pontos possíveis em ondas que beiravam os dois metros em Pasta Point. Nas semi, Léo, lutou, lutou mas os juizes não abdicaram de valorizar uma onda com menos décimos que ele necessitava. Acabaram formando a tão sonhada final de ilhéus.
Kekoa venceu com 17.87 contra 14.50 de Barca, na final hawaiiana da Ilha das Maldivas. Léo Neves, terminou em terceiro e agora corre para o Brasil onde rola etapas do WQS e mais confrontos o aguardam.

quinta-feira, 12 de junho de 2008

MEIO AMBIENTE E O MUNDO


Brasil e o seu meio ambiente esta semana, me levou a produzir este pequeno manuscrito. Primeiramente, você deve saber que 60% da Amazônia forma a maior Floresta Tropical do Planeta com mais de 30 mil espécies de vegetais.
Temos no Pantanal, a maior planície inundável do mundo com mais espécies de aves do que a América do Norte e com mais espécies de peixes do que a Europa.
Referente a água doce, temos o maior volume superficial do mundo. Cerca de 14% do estoque do planeta todo. È mole.
Quanto a energia consumida no pais Brasillis, ela vem de fontes renováveis, como hidroelétricas e biocombustiveis –hô palavra na moda- apesar de tudo isso ainda somos a civilização do Petróleo.

Agora falando de aquecimento global, um papo que nos aterroriza e que segundo alguns poderá vir a acontecer drásticamente, no fim deste século XXI fique sabendo.
Segundo, Patrick Michaels, climatologista da Universida de Virginia,EUA; esquecemos na nossa corrida pela eternidade, que as tecnologias que usaremos daqui a 100 anos, nos diversos setores, industriais, automotivos e usinas de geração de energia elétrica, serão com certeza e provavelmente mais eficientes em termos de emissão de gaz carbônico, do que a atual.
Afinal, não nascemos só para desenvolvermos chips e tecnologias para celular e computadores. A nossa história de evolução tecnológica, nos mostra esse avanço infinito e futurista.
Ele declara que; hoje a nossa previsão sobre, o aumento na emissão de gáz carbônico, torna-se bastante questionável. Realmente não há como saber se os índices atuais de poluição, serão mantidos ou aumentados até o fim deste século.
Para ele o aquecimento global trás até vantagens.
O clima não é apenas aquilo que se mede no termômetro, mas sim uma combinação de temperatura e umidade. Em locais com a devida umidade, quanto maior a temperatura da superfície, maior é a quantidade de seres vivos. Os trópicos são o exemplo. Essa é uma das vantagens de aquecimento. Outra diz respeito aos índices de mortalidade, que são mais altos no inverno, do que no verão. Se o aquecimento torna os invernos mais curtos, as porcentagens de morte diminuirão.
Quanto ao fator de elevação do mar, eles advem de fatores geológicos, não climáticos. Nos últimos 100 anos, o nível do mar subiu quase 30 centimetros na Costa Leste dos Estados Unidos e poucas pessoas perceberam, pois os moradores do litoral, se adaptaram perfeitamente ao novo nível, sem se alardear.

Agora segundo o comandante do Instituto da Terra, professor na Universidade de Columbia,NY, comenta em seu novo livro: a sociedade global tem três desafios para o século XXI que comprometem a sobrevivência da humanidade.
Eliminar a pobreza extrema, conter o crescimento populacional e trabalhar bem com o Meio Ambiente. Não protegê-lo numa redoma. Sim, lidar com ele, avançar sem matá-lo. Isso é ser verde.
Finalizando este pequeno texto, esta semana pude assistir, O Legado de José Lutzemberg. Um pequeno filme sobre um notável, criador da Fundação Gaia que já previa grandes coisas a respeito da ecologia e meio ambiente, antes de eles entrarem em moda. Fica registrado aqui meu apreço e respeito.
Aos bixos do mar, da tribo das ondas, cuidem pelo menos de nossa praias.ALOHA

segunda-feira, 9 de junho de 2008

SALVE, SALVE PREZADOS


Como já puderam sacar alguns entramos no ar, na rede, de solavanco. Sem muito estardalhaço e na paz, como sempre. Estamos adjustando as coisas, os textos, as fotos, os layouts, as configurações e tudo mais inerente a esta Zone que promete novidades e choradeiras de todos os oceanos e águas. Mas entendam meus queridos, tudo feito para vcs, estarem por dentro das ondas e dos tubos da vida. Firmeza. Agradecimentos a equipe, o team da Castro Zone, em todas as partes do Planeta Terra. Valeu Daca, o drop tá dado, desde o north shore gaúcho até as ilhas mais remotas. Aqui uma casinha de surpresa, vc entra e fica deslumbrado, realmente abençoado por poder saber, vêr e constatar. Abraço forte e fiquem com Deus. ALOHA