terça-feira, 26 de agosto de 2008

VIRGILIO DÁ O DROP


"ESTE É UM INSTRUMENTO DO ESPORTE DA VIDA, VAMOS PRESERVÁ-LA" !!!

Ass. Yeda..

Com esta BELA frase a Governadora Yeda "selou" uma Audiência no Palácio Piratini, abrindo as portas do Governo, para a vergonha gaúcha, única no mundo de 45 jovens surfistas mortos estupidamente nos últimos 24 anos no Litoral.

BEM TRAGO AQUI O RELATO DO BANDEIRANTE NA CAUSA, VIRGILIO MATOS, QUE SE REUNIU COM A GOVERNADORA DO RS NO PÁLACIO.

Isto é para uma reflexão; quem são os verdadeiros culpados ???

Os pescadores Profissionais e amadores, que abandonam aquelas armadilhas humanas "a bel prazer" ???, Os Prefeitos, o IBAMA, o Ministério Público Estadual, o Federal, a Brigada Militar, a Federação e Associações de Surf, o Ministério da Pesca, a FEPAM, os Deputados Estaduais, os Deputados Federais e Senadores da bancada gaúcha no Congresso, o Secretário de Segurança, o Governador do Estado ??? Os Meios de Comunicação ??? o Segmento Surf ??? Quem ??? Quem assumirá por esta tragédia ???
Hoje temos filhos esportistas, pais esportistas, pois o Mário Xavier/última vítima, afogado num acessório de rede de pesca em Mariluz/Imbé-RS, tinha 45 anos, e 2 filhos adolescentes, que assistiram a morte do Pai, em 27 de dezembro de 2005, em plena temporada de VERÃO...., quando resgatado pelos Salva-Vidas, mas tarde demais...notícia...jornais, tv, rádio, toda a comunidade comenta...mas de objetivo e prático "niente"....segue a novela....na terra de ninguém !!!

Comentário de alguns furões:
- "ué mas não era MAIS para existir aquele artefato, na temporada "sagrada" de lazer (15 de dez até 15 de março ???), temporada de férias e descanso ???, dentro de uma Zona Urbana e Balneário ??? repleto de veranistas, banhistas, surfistas, bodyboarders, nadadores e agora Kitesurfistas ???

Afirmo categoricamente, todos são culpados....todos tem uma parcela de culpa, por omissão, por descaso, por irresponsabilidade, onde a morte de um Cidadão surfista virou "banalidade", ninguém comenta mais, depois de 30 dd do Fato !!!

Nós SURFISTAS devemos fazer "um mea culpa", por não participarmos das reuniões quando convocados, pois fazemos parte da Sociedade Civil Organizada, ou não ???
Ou Só queremos que o Pai, que o Político, que o Governo, que o Presidente da República resolva, sentados em nossas pranchas no Out Side, em momentos mágicos, esperando o Swell !!! Hoje tudo mudou, temos que correr atrás de nossos Direitos e protestar, pois votamos, compramos produtos, pagamos impostos etc.!!!

Se existir pressão de um Grupo Organizado, com um Político liderando, com propostas claras (objetivos), teremos grande chance de Solução !!!

O pescador profissional e amador, possuí Colônia, Associação, Sindicato, Federação e Ministério em Brasília, elege seus lideres no Parlamento e cria normas e regras que irão beneficiar toda a categoria !!!

Nós surfistas passados 21 anos depois da Legalização do Esporte Surf, pela ABRASA (que fiz parte da sua Fundação e Diretoria-hoje CBS), que era apenas diversão e não fazia parte do Sistema de Desporto Brasileiro (CND-extinto), até 1987, hoje nada mudou, relativo ao Equipamento e suas regras de utilização !!!

Temos Regras definidas para as Competições OK, via CBS, mas e o "Freesurfer" ??? e o leigo que adquiri o Produto numa Surf Shop da esquina ??? cadê ???

Veja bem a prancha de surf e os acessórios, não possuem um Selo do INMETRO, garantias de 3 meses, 1 ano, assistência técnica autorizada, telefone de 0800, para SAC, cartilha de utilização (não conservação, isto já existe, aquele adesivo, apesar de precário), eu digo Regras de Uso, quais praias permitidas e seguras por região, cuidados para o leigo (aulas de natação, aulas de surf-escolas credenciadas no Brasil, ventos, correntes, tipo de mar, fundo, canais, pier etc.etc.), preenchimento de um cadastro na hora da compra, com nome, R.G., CPF, endereço, dados mínimos, para termos um cadastro estadual e nacional dos praticantes amadores que é a grande legião no Brasil !!! Com estes dados REAIS, teremos como pressionar qualquer Governante...fora isso continuaremos sendo as "vítimas da ignorância" e o Sistema nos taxando de "mercado informal" ou pior de "meia nota" slogan utilizado pelos comerciantes e fornecedores em nosso Segmento, e agora repetido nas audiências na Assembléia Legislativa do RS !!!

Portanto chega de SURFISTA AVESTRUZ....

Saudações,

Virgilio Panzini de Matos

NB. Esta dado o drop galera, contamos com a sua estimada colaboração no intuito de fomentar o esporte e preservá-lo, saudávelmente e com conhecimento de causa. Sem sermos taxados de alienados. Meu coração é Aloha; o que é meu é seu, se você me tirar alguma coisa, minha boca estará fechada, mas saberei o que se passa, porque meus olhos estarão abertos. Castro

Um comentário:

Marta Lisboa disse...

Mais uma vitória do nosso "bandeirante", guerreiro Virgílio!Parabéns!Não somente por tua luta e conseqüentes conquistas,mas principalmente, pelo exemplo que deixa para nós surfistas praticantes ou adoradores do esporte.O mercado "surf" não pára de crescer!Cada vez mais lojas, fábricas, marcas, eventos ... que bom! Mas ainda são MUITO POUCOS os que vestem a camiseta com garra por uma causa tão nobre e com certeza a mais importante. Muito mais importante que as vendas,o lucro ou o sucesso, mas que está ficando em segundo plano, por incrível que pareça ... a VIDA! E o nosso amigo está lá, dia a dia nessa caminhada, arranjando tempo e vontade par lutar por nós que há qualquer momento podemos ser vítima desse descaso ... Parabéns Virgílio e muito obrigada !!!