quinta-feira, 19 de novembro de 2015

SUL - A CONSCIÊNCIA NEGRA NA COSTA DOCE

Numa certa quarta feira passada (dia 11) houve uma bela noite de muitos eventos em torno da consciência negra na cidade de Guaíba, e por sinal bem prestigiados. Um dos quais que está sendo bem comentado é o que aconteceu no interior da Biblioteca Darcy Azambuja. Uma noite memorável com música, palestra e debate. Tudo bem articulado, por pessoas que mostram estar por dentro da atual progressão brasileira, em diversas áreas e assuntos pertinentes a raça negra e oprimidos em geral. O músico, escritor, Elivelto Corrêa foi o palestrante e iniciou o evento bem entusiasmado.
 Na sequência dos bons debates proporcionados pela platéia, onde o professor Roberto Lessa ilustre músico da comunidade, dava sua contribuição histórica e sociológica, Elivelto fazia suas pontuações musicais de grande repercussão. Algumas professoras também presente em meio ao público, coloriram a noite sobre a raça negra com suas pontuações, bem colocadas.


Muita coisa foi discutida e debatida, ação esta que deve ser continuada e muita música foi ouvida, graças as participações do próprio professor Roberto, o músico Jackson Brasil e o guitarrista, Conrado Tejada. Claudia Mara, secretária de Turismo marcou  presença e agradeceu o público presente assim como o palestrante Elivelto e convidou a todos para prestigiarem os eventos na cidade.
 Segundo Elivelto: o evento foi um sucesso e ele adorou a palestra, pensando até que iria cantar mais do que palestrar, pois na verdade ele quer é chacoalhar essa luta centenária com sua contribuição. Os músicos presentes, Rafael Carneiro e Tiago Gonzales, foram unânimes em declarar que mais atividades assim deveriam ocorrer mais sistematicamente, para uma melhor educação sobre o racismo no Brasil.


O mentor da noite, Jose Renato Leão, agradeceu a todos os artistas, professores e público que estiveram presentes e comentou também que a Biblioteca está aberta para este tipo de evento e reafirmou o convite a comunidade, para visitarem mais o local e desfrutar de seu acervo cultural. A programação cultural do mês da Consciência Negra vai até o dia 28 próximo. Se informe e entre nessa, prestigie.

Nenhum comentário: