terça-feira, 26 de novembro de 2013

HAWAIIANA VENCE NOVAMENTE O MUNDIAL DE LONG

A havaiana Kelia Moniz, 20 anos, conquistou o bicampeonato mundial de Longboard pela segunda vez consecutiva na China. Este é o terceiro ano que o Swatch Girls Pro decide o título feminino da ASP e pelo terceiro ano seguido a grande final na Ilha Hainan foi entre ela e a australiana Chelsea Williams, que venceu a primeira edição em 2011 e perdeu a de 2012 e a deste ano na sexta-feira de boas ondas de 2-3 pés na praia Riyuewan Bay, em Wanning. A carioca Chloé Calmon representou muito bem o Brasil, mas foi derrotada por Chelsea Williams no duelo das recordistas do campeonato nas quartas de final e terminou em quinto lugar no ranking mundial da ASP.
Realmente, Chelsea Williams foi a melhor surfista do Swatch Girls Pro esse ano, sempre encabeçando a lista de recordes do campeonato com a brasileira Chloé Calmon sendo a principal concorrente nas tabelas das maiores notas e maiores placares nas ondas de Wanning nos dois primeiros dias da competição iniciada na quarta-feira. No último dia, a australiana fez o maior placar das quartas de final derrotando a brasileira Chloé Calmon por 13,50 a 9,50 pontos e também na semifinal contra a francesa Justine Dupont encerrada em 13,00 a 12,95 pontos.
BRASILEIRAS NA CHINA - Para a brasileira Chloé Calmon, o quinto lugar também foi um bom resultado, principalmente pelas brilhantes atuações durante o campeonato, sempre dividindo os recordes do Swatch Girls Pro 2013 com a vice-campeã Chelsea Williams. Os 15,10 pontos da estreia da carioca na Ilha Hainan só ficaram abaixo dos 15,50 da australiana também na primeira fase da competição. E a nota 8,50 de Chloé Calmon na terceira rodada de doze baterias, também só não superou a 8,75 quando Chelsea Williams conseguiu os imbatíveis 15,50 pontos.
Mais quatro surfistas representaram o Brasil na China esse ano. A catarinense Karina Abras e a paranaense Fernanda Daitchman passaram pela repescagem da primeira fase, mas foram eliminadas na rodada seguinte e terminaram em 13.o lugar no Swatch Girls Pro. Já a pernambucana Atalanta Batista e a carioca Cris Pires não conseguiram vencer nenhuma bateria na Ilha Hainan e ficaram em 25.o lugar no ranking mundial de Longboard da ASP. Acima nas fotos de Poullenot/ASP Kelia Moniz e Chloé Calmon.

LONGBOARD MASCULINO - Apesar do encerramento na sexta-feira, o prazo do Swatch Girls Pro só terminaria no domingo e na segunda-feira já começa na mesma praia o Riyue Bay ASP World Longboard Championship by Wanning que vai decidir o título masculino dos pranchões. Os brasileiros Phil Rajzman, Rodrigo Sphaier, Jeferson da Silva  e Amaro Matos e o peruano Piccolo Clemente vão tentar trazer um segundo caneco de campeão mundial de Longboard para a América do Sul. O único que já conquistou o título foi Phil Rajzman.

João Carvalho - ASP Southeamerica

Nenhum comentário: