quinta-feira, 16 de outubro de 2014

PAULO RATO PROENÇA E O MAR

Amigos e familiares de Paulo Gonçalves Proença, o Rato, realizaram bonita homenagem no Arpoador,Rio, nesta quarta passada. Primeiro houve uma missa na igreja da Barra Redonda pela manhã e na parte da tarde suas cinzas foram jogadas no Arpoador, berço da galera que iniciou o surf nos 70. Entre os muitos amigos do Rato, alguns legends do surf brasileiro e mundial. Digo isso porque alguns que dropavam no Arpex dos 70 e 80, escreveram seus nomes pelos oceanos do planeta. Não sei se alguém lembra dos célebres eventos dos Brazil Nuts no north shore, O Leikas....onde a hawaiianada fechava uma praia para rolar a parada com os indios brasucas. Paulinho era figura na competição, junto com Rico, Bocão, Russo, Helmo, Broca e outros mais.
Conheci essa raça debaixo dos pilares do Pier e nas dunas do barato. Mas na época eu era prego e só viajava na deles. Sacumé di carona. Assistia altos shows de rock com o Vimana, Mutantes, Terço e os cambauls na Toca do Coelho, curtia um Ribs em Copa e morava em Botafogo. Época do flower power. Admirava Pepê e toda tchurma do surf. Ubatuba,SP, com seus brasileiros era a trip do sonho.
 Na época do Pier  e Arpoador, a parada era diversão e curtição. Nada de traumas e terror. A moçada viajava para o Perú, Miami, Califa e terminavam no Hawaii. Desse ciclo temos muitos que desbravaram os oceanos. Chegaram a África do sul e na sequência a Austrália e Indonésia. Good times de descobertas. Nada de aldeia global, tudo na raça e minimo de informação, na wild memo.
 Mas voltando aos nossos dias as cinzas do Rato, foram parar no seu quintal. Lugar que ele modestamente e esfuziante como sempre frequentava. E muitos de seus amigos foram dar o último adeus, a essa figura cheio de style do nosso surf brasileiro. Meu contato com o bixo foi bem reservado e de poucas oportunidades. Mas sentia sua aura, sua adrenalina e seu amor pela natureza.
Falando em style, o Paulinho é um figura e seus amigos e familiares deixaram muitas mensagens num lindo poster que emoldura todo seu style e personalidade.
Na vida estamos ai para  o tudo ou nada e atualmente nos grandes centros du Brasil, a cobra fuma a todo momento. Só uma coisa tenho certeza que Deus está no controle. Seja na vida e na morte, esse é meu sentir pessoal. O Rato, surfista, pai de familia, cidadão, loucaço, cheio de vida e alegria esfuziante, perdeu a sua num acidente de trânsito. Ele na simplicidade de uma bicicleta, num encontro com um caminhão. Mas aqui o que enumero é sua alegria de viver e curtir e fazer os amigos viverem. 
O Rato se foi e foi mais um Menino do Rio, assim como Petit, Granfino e outros mais que conheci, que hoje surfam as ondas celestiais. Rato deve estar posicionado no Arpex,  aguardando a sua onda perfeita e será sempre lembrado nos bons corações de seus familiares e amigos. ALOHA BRAH
AS SHOTS NA RESENHA SÃO DE AUTORIA DE JACQUES NERY, FERNANDO FEDOCA LIMA, MUCIO SCORZELLI  E ANDREA PROENÇA

2 comentários:

Fernando Fedoca Lima disse...

Shots meus também...foram muitos que agoar estão com o rato, Pepe,Pipi, Gustavo Carrera, Paulette, Tiça... po ai vai..
O texto e homenagem bem feitos, falou Castro, abraço

Castro Pereira disse...

Valeu Fedoca!Obrigado pelo toque e me rememorar mais alguns que estão surfando no andar de cima. Aloha