terça-feira, 12 de abril de 2011

A LUTA PELA VIDA - SURF X PESCADORES


A BM é responsável por atender denúncias e retirar qualquer rede que esteja sendo usada em desacordo com a lei. A situação atual não permite redes não identificadas, em locais não autorizados ou sinalizados. O secretário adjunto da SJDH,Miguel Velasquez; afirma que a fiscalização deve ser feita tanto para pescadores quanto para surfistas e ressalta a importância do papel da sociedade em denunciar qualquer irregularidade: “Devemos fazer uma rede de solidariedade, informação e denúncia para apaziguar esta situação.”
Os defensores do surf reclamam que a fiscalização não está cumprindo o seu papel, que as redes não são identificadas como deveriam, além de estarem sendo colocadas em lugares inadequados e não sinalizados. Eles ainda argumentam que o Rio Grande do Sul é o único Estado no Brasil que permite a utilização destes cabos para a prática de pesca. Já os pescadores reivindicam locais fixos, sinalizado e demarcados para evitar esse tipo de problema. Em resposta, um representante da BM diz que a Brigada se associa aos esforços de preservação à vida, e faz o possível para atender todas as demandas

Presentes ao encontro, os fundadores da ONG Mar Seguro,pais de vitimas,Brigada Militar,pescadores, surfistas, e amigos de vitimas, das redes de pesca no litoral. Este pequeno texto,foi pescado da rede da Net no blog Mar Seguro. Para registro.O evento aconteceu na quinta passada. A luta continua irmãos.

Nenhum comentário: