sexta-feira, 15 de junho de 2012

RIO + ou - 20



Hoje o local chamado de Cúpula dos Povos ferveu com a presença do Cacique Raoni, um dos simbolos da causa indigena no Brasil. Ele chegou manso e simpatico como sempre e pediu a união de todos os povos indios. "Temos que nos unir. Enquanto tiver forças vou lutar contra as coisas que o homem branco faz com os índios. É preciso respeitar a nossa terra e os nossos costumes. Vamos escrever um documento e entregar para o "grande chefe branco" (referindo-se às autoridades da ONU). Sou contra o desmatamento, sou contra barragem e a mineração. Defendam o seu povo, defendam a sua floresta!"
Ao final do discurso do líder, dezenas de índios Caiapós dançaram e cantaram para celebrar a presença de Raoni, no acampamento Terra livre que fica no aterro do Flamengo. Um indio do Pará, Mairicó da tribo Tembé, chamou bastante a atenção por estar de lap top e câmera, passando tudo para seu povo.


No nosso Estado, os principais problemas são os desmatamentos feitos por empresas multinacionais e os igarapés, que estão secando.
Segundo Mairicó: "Não podemos ficar isolados. É preciso ter acesso à informação. Pela internet, nós, índios, ficamos ainda mais unidos porque
conseguimos nos comunicar entre nós mesmos e com o mundo. A gente não usa a internet para brincar, usamos para nos comunicar".
É isso a Rio+20 vai fumegar mais ainda. Aqui fotos de Jadson Marques e fonte da R7.com por lá voce confere mais.

Nenhum comentário: