sábado, 2 de junho de 2012

TORRES - 1º FÓRUM DO MAR

NEUSA RUFFATO FALA NO FÓRUM - BRAVOS, BRAVOS!


MORTES EM REDES DE PESCA

A presidente do Instituto Thiago Rufatto, Neusa Rufatto, apresentou o trabalho que a Ong Mar Seguro desenvolve, emocionando os participantes do 1º Fórum Regional do Mar. “Meu filho perdeu a vida de maneira estúpida. Ele ficou preso em uma rede de pesca enquanto praticava seu esporte favorito, o surf. Infelizmente o Rio Grande do Sul ainda tem a pesca com redes de cabos fixos, que já vitimaram 49 surfistas ao longo dos anos. Penso que é preciso preservar a vida acima de tudo. Este formato de pesca não gera renda, prejudica o desenvolvimento de diversas espécies e ainda tira vidas inocentes. Temos de mudar este quadro, é uma responsabilidade de todos”, finalizou. Paulo Hargreaves, professor da UFRJ salientou que no Rio de Janeiro os próprios pescadores proibem este tipo de pesca. “É um absurdo ainda existir este tipo de pesca aqui. É lamentável, desde os anos 60 ela não é mais usada no Rio e os próprios pescadores não querem usar este tipo prática”, comentou.

Entendimento e diálogo para evitar mortes

Segundo o representante do Ministério da Pesca, Celso Kops, é preciso dialogar com todos os públicos envolvidos no problema das redes de pesca com cabo fixo no Rio Grande do Sul. “É preciso haver entendimento que os reais pescadores sabem utilizar seus equipamentos (redes, tarrafas, e demais artefatos) de maneira correta e identificada, sem colocar a vida de ninguém em risco. Somos solidários a Neusa Rufatto e as demais famílias que perderam seus filhos. É preciso juntar os pescadores, surfistas, gestores públicos e ONG`s, para juntos acharem uma solução e evitar outras mortes. Queremos o bem da população, e acredito que é preciso ouvir esta população”, ponderou.
Mais outros assuntos importantes como, o meio ambiente marinho nos costões foram mostrados e debatidos. O evento 1º FÓrum Regional do Mar, terminou ontem na cidade de Torres e foi bem relevante para a comunidade litorânea, convidados e estudantes em geral.
Assessoria: Gabriel Mello com foto de Adriano Daka

Nenhum comentário: