sábado, 13 de agosto de 2011

50 ANOS DE MURO, AGORA ABAIXO......


ESSE POST É PARA REGISTRO DA HISTÓRIA, FIQUE SABENDO.....
Há exatos 50 anos, a então Alemanha Oriental surpreendeu o mundo ao erguer uma parede de 162 km em apenas 24 horas. O Muro de Berlim, como ficou conhecido, foi construído para impedir que os moradores da parte comunista do país fugissem para o lado capitalista. Mas o paredão de 4 m de altura, que simbolizou a divisão do mundo em dois blocos, também cortou o país ao meio, separando famílias inteiras e deixando feridas que continuam abertas até hoje na Alemanha, mais de 20 anos após a sua queda.
A construção do muro começou na madrugada de 13 de agosto de 1961. As Forças Armadas da Alemanha comunista derrubaram postes e colocaram barricadas de arame farpado pelas ruas de Berlim para separar os dois lados da cidade.
Mas agora tudo isso é passado é história, embora a situação tenha mudado, algumas coisas permanecem.

A diferença é tanta que o contribuinte alemão chega a pagar um imposto conhecido como “taxa de solidariedade” para ajudar na reconstrução da economia no lado oriental. O que vai durar pelo menos até o ano de 2019. E mesmo após 22 anos da reunificação da Alemanha, professor Azevedo afirma que ainda há “feridas abertas” no país. Professor de História Contemporânea da PUC de São Paulo, Amailton Magno Azevedo explica que isso é reflexo de que ainda existem diferenças profundas que só podem ser curadas com o tempo. Para ele, há “um sentimento de vitoriosos e derrotados” e de “ressentimento” entre as duas regiões.

Texto de Caio Proença e Mariana Zanon, estagiários do R7, onde voce pode lêr mais sobre o assunto.

Nenhum comentário: